Quais são os principais tipos de hortaliças no Brasil?

Artigos Técnicos • 19.08.2024

Quais são os principais tipos de hortaliças no Brasil?

Entenda como são divididos os tipos de hortaliças e quais são as principais diretrizes para seu cultivo

Hortaliças são sinônimo de alimentação saudável, porém, o termo é muito abrangente e gera algumas confusões. Os alimentos já eram cultivados no Brasil antes mesmo da chegada dos portugueses, mas com a colonização, diversas espécies de outras partes do mundo foram introduzidas em terras nacionais. Algumas se adaptaram melhor ao clima de deferentes regiões e passaram a fazer parte do consumo cotidiano dos brasileiros.

 

O que são hortaliças?

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), hortaliças são plantas alimentares caracterizadas pelo alto teor de vitaminas e minerais. O órgão estima que cerca de 80 espécies façam parte do cotidiano alimentar da população brasileira, sendo cultivadas e comercializadas com maior frequência do que outras plantas.

Normalmente, as hortaliças são plantas herbáceas, ou seja, plantas que não têm caule lenhoso, também conhecidas como ervas. Porém, elas podem ser dívidas em diferentes tipos conforme as características de suas partes.

Hortaliças-folhosas

Diz respeito as plantas cuja parte destinada à alimentação são suas folhas. Entre os exemplos mais comuns estão alface, acelga, agrião, almeirão, alho-poró, cebolinha, couve, chicória, espinafre, rúcula, repolho, salsa e muito mais.

Hortaliças-flores

Neste caso, a parte comestível são as flores, os principais exemplos são alcachofra, brócolis e couve-flor.

Hortaliças-frutos

São plantas nas quais o fruto é utilizado para alimentação, tanto verde ou quanto maduro. Os principais exemplos incluem melancia, melão, abobora, abobrinha, chuchu, berinjela, morango, pimenta, pepino e tomate.

Hortaliças-legumes

O termo legume pode definir todas as plantas herbáceas comestíveis cuja parte destinada à alimentação não sejam folhas. São consideradas hortaliças-legumes espécies como ervilha, fava, feijão e vagem.

Hortaliças-raízes

São as plantas com as raízes destinadas à alimentação. Entre elas estão batata-baroa (também chamada de mandioquinha ou cenoura-salsa), batata-doce, beterraba, cará, cenoura, nabo e rabanete.

Hortaliças-tubérculo

Tubérculos são uma espécie de caule subterrâneo presente em alguns vegetais. Eles armazenam nutrientes que são disponibilizados para o desenvolvimento da planta. Conhece-se por hortaliça-tubérculo a batata.

Hortaliças-bulbo

Bulbos também tem o objetivo de acumular nutrientes para a planta, mas diferem dos tubérculos por terem um formato achatado, chamado de prato. Entre as hortaliças-bulbo estão o alho e a cebola.

Hortaliças-haste

Nas hortaliças-haste, a parte comestível é o caule vegetal, como o aspargo e o salsão.

 

Como cultivar?

As hortaliças folhosas e as raízes têm melhores resultados quando cultivadas em temperaturas entre 15°C e 23°C. Já as hortaliças-frutos podem ser produzidas entre os 18°C e 25°C, algumas espécies até se adaptam a climas muito quentes, entre 30°C e 35° C, porém a frutificação é prejudicada.

Couve, repolho, alface, cenoura e couve-flor se adaptam melhor a climas frios, suportando baixas temperaturas e geadas. Alguns centros de pesquisa já desenvolveram cultivares de verão dessas hortaliças de clima frio, possibilitando a produção em diferentes regiões e ao longo de todo o ano.

A maioria das hortaliças conta com diferentes cultivares, cada um com formato, tamanho, cor e ciclo específicos. Além disso, os cultivares apresentam diferença na resistência a doenças, pragas e condições climáticas específicas. Por isso, o ideal é estudar a sua região e adquirir sementes ou brotos do cultivar que seja melhor adaptado a ela.

 

Fonte: https://agro.estadao.com.br/summit-agro/quais-sao-os-principais-tipos-de-hortalicas-no-brasil

 

Assine a nossa newsletter e receba novidades direto no seu e-mail.

Fale Conosco

Deixe seus dados e teremos o prazer em tirar qualquer dúvida sobre nossos produtos.

Trabalhe conosco
Envie seu currículo para o e-mail: rh@denutri.com.br